Aconteceu no dia 29 de setembro de 2021 no Salão da Sociedade São Vicente de Paula a 2° Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Pará de Minas. A Conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Diretos da Pessoa com Deficiência por meio da Prefeitura Municipal de Pará de Minas e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Nos enche de prazer ver a participação popular nessa Conferência. Uma das reflexões foi a inclusão através da empatia, que é se colocar no lugar no outro sentindo a dificuldade e tentando ajudar.” Citou o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina Neto.

“Tivemos a participação da sociedade civil, instituições e associações ligadas às pessoas com deficiência e também representantes do poder público. Em Pará de Minas, desde 2011, temos instituído o Conselho Municipal, que desde então vem trabalhando nesta luta buscando o diálogo entre a sociedade e poder público e claro, buscando políticas públicas eficientes.” Afirmou o Presidente do Conselho, Samuel Lopes.

Quem esteve na Conferência pode desfrutar da apresentação Artística do Sr. Antônio José de Oliveira Neto o qual declamou o poema de Cordel “Briga na Procissão”, de Chico Pedrosa. O Sr. Antônio, natural de Maravilhas, mudou-se com a família para a cidade de Pará de Minas ainda criança. Cursou Tear Chileno na APAE de Pará de Minas, trabalhou em oficinas na referida instituição de 1999 a 2003. Participou do Grupo de Dança Contemporânea Corpo e Movimento, vindo atuar dentro e fora do Município, integrou no Grupo de Teatro Eclipse da APAE de Pará de Minas. Desde de abril de 2003 é professor de Tear Chileno na Escola Municipal de Artes e Ofícios SICA. Antônio José é membro da Grupo de Teatro Chegar Poético de Pará de Minas.

O tema da Conferência foi “ Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos das Pessoas Com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”.