Parceria firmada entre a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Escola de Música Geraldinho do Cavaquinho, e Posto de Identificação da Polícia Civil facilita emissão da Carteira de Identidade para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas no Projeto de Musicoterapia.

A ideia surgiu no referido Projeto, o qual funciona na Escola de Música e que, além de pessoa com TEA, atende outras demandas relacionadas a tratamentos de saúde. Foi identificada a necessidade do documento para essas crianças, sendo assim, foi articulado com o Posto de Identificação uma agenda dedicada para evitar que as crianças tenham que esperar por períodos demasiados em um local com muitas pessoas.

Em resumo o objetivo foi o de facilitar e proporcionar uma atendimento ainda mais humanizado devido a particularidade desse público, além de potencializar a inclusão social. Vale ressaltar que todas as carteiras de identidade tem o laço que faz referência ao TEA, com isso o documento possibilita o atendimento prioritário aos serviços de atendimento ao público.

Para a Andreia Marmol, bibliotecária e mãe de uma criança atendida na Musicoterapia, foi muito importante a facilitação do acesso ao documento e ressaltou a qualidade do atendimento do Posto de Identificação da Polícia Civil em Pará de Minas. Ainda afirmou que é muito importante chegar nos locais e ter esse símbolo que identifica a condição do filho. “Ele tem uma prioridade e nem sempre as pessoas compreendem, uma vez que não está estampado no rosto a condição do autismo. Estamos muito agradecidos com essa facilidade que tivemos aqui.”

A parceria firmada continuará oportunizando a inclusão de crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista. Para agendar a emissão de Carteira de Identidade TEA entre em contato com a Escola de Música:

Praça Torquato de Almeida, 100, 2º andar

Atendimento de segunda à sexta, das 7h às 16h