Segunda-feira passada, dia 30 de dezembro de 2020, o Secretário Flávio Medina, acompanhado de uma servidora municipal, Sra. Adriana Naime, pertencente ao quadro funcional da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social fizeram visita a nova sede do CESEC Dona Afonsina, atualmente instalado em um dos andares do prédio que abriga a Escola Estadual Fernando Otávio.

Na ocasião foram recebidos pela Diretora da instituição de ensino, Sra. Idalila Mara de Araújo Sousa, acompanhada da Coordenadora Didático-Pedagógica Sra. Tânia. Após recepcionarem os representantes da SMADS com um café cuidadosamente preparado, elas gentilmente mostraram todas as instalações e o funcionamento da escola.

O objetivo da visita é firmar parceria com o estabelecimento no intuito de contribuir para a inserção de usuários da assistência identificados através de um diagnóstico Socioterritorial dos Empreendimentos Programa Minha Casa, Minha Vida. Os dados foram extraídos mediante pesquisa presencial e através da obtenção de dados do Cadastro Único para benefícios do Governo Federal – CadÚnico.

Com relação a escolaridade, o CadÚnico apresentou uma informação significativa e preocupante no que se refere a escolaridade, habilidade de escrita e leitura da grande maioria dos moradores dos residenciais, demonstrando a defasagem e as deficiências apresentadas, incompatíveis com o grau de ensino.

A referida instituição de ensino exerce importante papel no Município, oferecendo toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos. Neste caso, se constitui importante parceira para corrigir essas incongruências provocadas pelas complexas questões sociais que envolvem esse público.