No último dia 22 de fevereiro de 2021, aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social uma reunião com o objetivo de tratar sobre a atual situação da Praça Imaculada Conceição no bairro Providência, especificamente o coreto em frente à Igreja.

O espaço tem sido utilizado por um grupo de pessoas para a prática de atos impróprios para um espaço público, tais como o consumo de álcool, preparo de refeições e bem como espaço para dormir, retirando dos moradores da localidade o direito de usufruir do local como área de lazer.

Inicialmente, acreditava-se que as pessoas que faziam uso inadequado do coreto eram pessoas em situação de rua. Desta forma o Centro Pop, equipamento público voltado para o atendimento especializado à população em situação de rua, realizou um levantamento de informações e identificou que se tratavam de moradores das proximidades e de pessoas que possuíam residência e familiares.

Diante deste fato, teve-se a ideia de realizar uma força tarefa que envolvesse demais órgãos da Prefeitura, como: Centro Pop, CRAS José Ferreira de Abreu, Saúde Mental (Caps-Ad) e Vigilância Sanitária.

Na pauta da reunião foram discutidas a realização de ações com vistas a estimular a população do entorno a utilizar a praça para o lazer.

Cabe ressaltar, que em nenhum momento aventada a possibilidade de proibir a circulação de pessoas no local ou até mesmo retirada compulsória daqueles que estão utilizando a praça de forma negativa, mas sim em reestabelecer os vínculos familiares e também auxiliá-los na superação do consumo excessivo do álcool.

Finalmente, informamos que foi discutido e aprovado em reunião que deverá ser feito um trabalho de conscientização junto ao público que se apossou da praça, com o objetivo de reforçar que trata-se de um espaço público, portanto de uso comum, e que todos possuem os mesmos direitos em usufruir do local.