Nos dias 30 de janeiro e 02 de fevereiro de 2023 a equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, na perspectiva de aprimorar e qualificar ainda mais o Serviço de Convivência e Fortalecimento do Vínculos (SCFV), desenvolvidos nos PROMAF e no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), realizou o ciclo de Capacitação Continuada SCFV 2023 para os orientadores sociais, coordenação pedagógica e técnicos de referências dos CRAS.


As temáticas abordadas foram:

  • A importância do ressignificando do papel do orientador social no cotidiano SCFV: Acolher e Cuidar;
  • Apresentar instrumentais sobre a importância da postura do orientador, tais como inteligência emocional e a mediação de conflitos e o gerenciamento dos imprevistos no SCFV;
  • O que podemos e não devemos fazer diante dos socioeducandos? O olhar e o cuidado do orientador com a biossegurança no SCFV e a importância do “mindfulness”;
  • A importância do registro e o GESUAS na prática do cotidiano no SCFV;
  • Noções básicas de Primeiro Socorros no SCFV;


Para tanto contamos com a colaboração dos coordenadores Aparecido Luis Araújo, Ana Paula Marinho e Franciele de Lima S. Tinoco; das assistentes sociais: Denise Alencar Donisete de Castro, Cleide Pereira Alves, Elisabete Martinha Viana e Greice Aparecida Tomáz e dos pedagogos: Angelita dos Santos e Fábio Ribeiro dos Santos. Contamos com a participação da 2ª Cia/ 10º Batalhão de Bombeiros Militar para ministrar as noções Básicas de Primeiros Socorro, através do Cabo Paulo César, que trouxe de forma prática e objetivo os protocolos e orientações que tanto precisávamos.

E para encerrar com chave de ouro no encerramento tivemos a participação do Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina Neto, para participar da avaliação da capacitação, refletir sobre o planejamento das próximas capacitações e escutar as demandas dos participantes. Os participantes gostaram tanto que solicitaram a continuação das temáticas abordadas e relataram o quanto os conhecimentos repassados serão importante para as atividades do SCFV.