No mês de Janeiro de 2021 foi realizada a II Colônia de Férias dos Idosos, conduzida pelo Centro de Convivência dos Idosos Júnia Marise; a colônia iniciou no dia 11/01 e progrediu até dia 29/01, foram três semanas voltadas para interação destes idosos, visando incentivar as ações entre estes usuários e o serviço, sem estimular que saíssem de casa em razão do novo coronavírus. Desta forma, a participação dos idosos se deu excepcionalmente em caráter virtual através do aplicativo WhatsApp onde o material era disponibilizado semanalmente pela orientadora social Cleusa, que brilhantemente criou estratégias de convívio possibilitando que os usuários conversassem sobre suas vivências, além de prevenir situações de isolamento e solidão que comumente ocorre com os idosos principalmente com o agravo da pandemia.

Dentre as atividades do cronograma, foram propostas atividades físicas toda semana, através de vídeos, concurso de vídeos amadores criados por eles, cantando, dançando, cozinhando, concurso de melhor fotografia, oficina virtual de fuxico, brincadeiras como “para quem você tira o chapéu”, complete a música cantando, mostre seu talento (bordado, crochê, artesanatos em geral) e bingo todas as sextas-feiras.

Estas atividades foram baseadas na oferta de trabalhos artísticos, culturais, de lazer e esportivas, as ações também incentivaram os usuários a conversarem sobre suas dificuldades, suas experiências e encontrar possibilidades junto aos colegas da mesma faixa etária. Os idosos participantes foram presenteados durante toda colônia de férias com várias lembranças doadas por parceiros do equipamento.

A colônia virtual foi uma experiência exitosa para a equipe e louvável para os idosos que conseguiram avançar em seus medos, angústias e dificuldades em lidar com as redes sociais.

Acreditamos portanto, que é papel do CRAS fortalecer o reconhecimento das potencialidades de cada usuário do serviço, e minimizar a invisibilidade destes idosos no território para uma condição de empoderamento.