Conselho Municipal de Saúde participou da abertura das comemorações do OUTUBRO ROSA, no Ambulatório e Especialidades Médicas – AME, no dia 02 de outubro.

O presidente Maurício Rodrigues ressaltou que essas ações possibilitam o acesso das mulheres ao serviço, favorecendo o diagnóstico precoce, contribuindo efetivamente para redução de possíveis casos. Ressaltou que estas ações devem ser realizadas permanentemente, pois investimentos em ações de prevenção, detecção precoce e implementação de programas efetivos no controle da doença são medidas fundamentais.

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da assistência, fez a seguintes recomendações:

• Instituir o modelo organizado de base populacional para rastreamento do câncer de mama (modelo organizado convida formalmente as mulheres na faixa etária alvo para os exames periódicos, além de garantir controle de qualidade, seguimento oportuno e monitoramento em todas as etapas do processo) em substituição ao modelo oportunístico (o exame de rastreio é ofertado às mulheres que oportunamente chegam às unidades de saúde);
  • Realizar a oferta de mamografias conforme os parâmetros padronizados pelo Ministério da Saúde;
  • Ampliar horário de funcionamento para oferta de exames de mamografia(noturno e sábado);
  • Pleitear emenda parlamentar para aquisição de mamógrafo digital;
  • Qualificar os trabalhadores da atenção primária para fazer a busca ativa das mulheres.

A programação contou com música ao vivo, palestras, dança e sorteio de brindes ofertados por parceiros do Conselho Municipal de Saúde: Mr. Shoes, Beco Acessórios, Lelie Acessórios, Lojas Chá de Panela, Flora – aqui tem natura, Maçã Proibida Lingerie).