No dia 26 de janeiro de 2023, o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comid) participaram de uma roda de conversa com os Aspirantes da Guarda Civil Municipal. Durante a conversa, o Conselho Tutelar apresentou as suas atribuições, desafios e interações com demais órgãos públicos, enquanto o Comid tratou sobre a violação de direitos da pessoa idosa e o importante papel desse Conselho no atendimento dessas pessoas.

O Conselho Tutelar explicou suas responsabilidades, que incluem proteger crianças e adolescentes de abuso, negligência e exploração, além de promover o desenvolvimento integral dessas pessoas. Além disso, o Conselho discutiu os desafios enfrentados em sua rotina, incluindo a interação com outros órgãos públicos.

Por sua vez, o COMID abordou o tema sobre a pessoa idosa e seus desafios, incluindo a violação de direitos. O Conselho destacou o papel importante que desempenha na proteção e promoção dos direitos da pessoa idosa, fornecendo atendimento e suporte a essas pessoas.

A roda de conversa foi importante para a conscientização e capacitação dos aspirantes da Guarda Civil Municipal sobre as atribuições e desafios do Conselho Tutelar e do Comid, além de destacar a importância do atendimento humanizado e eficiente às crianças e à pessoa idosa. Essa integração entre órgãos públicos e a comunidade é fundamental para garantir o cumprimento dos direitos humanos e a proteção da população.