No dia 5 de junho de 2021 a Coordenadora do Centro Pop, Nádia Nogueira, foi entrevistada pelo Henrique Silva no Programa Observações da TVI para trazer esclarecimentos sobre o aumento da população em situação de rua em Pará de Minas.

Nádia ressaltou que embora esse aumento tem sido notado nas ruas da cidade, o mesmo não ocorreu nos atendimentos do Centro Pop. Ela explicou que a permanência destas pessoas na rua, bem como a recusa em receber o atendimento no equipamento, tem sido estimulada pela solidariedade da população de modo geral. Além do mais, contou que as pessoas ao serem abordadas para receberem acompanhamento no Centro Pop, negam o atendimento com a alegação de que ficar na rua está sendo mais vantajoso em função das doações consideráveis que estão recebendo, inclusive financeiras. Percebe-se que tal tipo de ajuda pode subsidiar o consumo excessivo de álcool e drogas e por conseguinte a continuidade destas pessoas nas ruas.

Embora a solidariedade paraminense seja algo bom, essa ajuda pontual e direta a pessoa em situação de rua tem pouca ou nenhuma contribuição para que esta vulnerabilidade seja superada.

A Nádia pontou que a população da cidade sempre ajuda o Centro Pop com doações, inclusive de móveis. É importante ressaltar que este tipo de contribuição é benéfica pois a equipe especializada que trabalha no equipamento consegue direcionar ao indivíduo no momento adequado. Como exemplo, quando a pessoa em situação de rua consegue se colocar no mercado de trabalho e tem interesse em montar sua casa.

Portanto, é importante ressaltar que a cidade de Pará de Minas, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, tem em sua estrutura o
Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP. Ele é um Equipamento Público da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), voltado, especificamente, para o atendimento especializado à população em situação de rua. Representa espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade e afetividade. Além do mais proporciona vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.

Para assistir a entrevista na íntegra é só acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=5-rOR64zwgQ.

O Centro Pop está localizado à Praça Galba Veloso, 145 – Centro, Pará de Minas/MG | CEP: 35660-003 | (37) 3231-7500 | (37)99846-8437 WhatsApp.