O Grupo de Empreendedores foi criado em 2019 com o objetivo de auxiliar os referenciados do CRAS Renê Vieira Leitão a estruturar e ampliar seus negócios e/ou empreender, através de reuniões mensais onde eram feitas palestras relacionados ao tema. O grupo era bem eclético, formado por artesãos, microempreendedores de ramos distintos, donas de casa, aposentados. Da primeira formação, surgiu o projeto da Feira On-line (@feiraonlinepm), que foi concretizado e, atualmente, desmembrado do grupo, pois se tornou autossuficiente.

A partir de março de 2020, com o advento da Pandemia da Covid-19, foi criado o grupo de empreendedores pelo WhatsApp em que participantes do anterior permaneceram e outros foram sendo incluídos, de acordo com o interesse próprio, sob a responsabilidade da assistente social, Patrícia Ferreira, e coordenação de Franciele Lima.

As palestras são feitas virtualmente, através de vídeos gravados por Patrícia e apostilas em que são trabalhados temas diversos, como por exemplo: Empregabilidade, Empreendedorismo X Empregabilidade, Sustentabilidade, Agrofloresta e Horta Comunitária, Trabalho em Equipe/Trabalho Coletivo, Os 07 Fatores que Sabotam o Trabalho em Equipe, Inteligência e Criatividade. Além dos vídeos são disponibilizadas as apostilas referentes a palestra dada.

Além dos assuntos relacionados a empreendedorismo são trabalhados temas transversais relacionados com a assistência social como Violência Contra Mulher, Combate e Erradicação do Trabalho Infantil, dentre outros, cursos gratuitos no formato EAD e vagas de empregos também são divulgados.

Está em andamento a viabilização do projeto da Horta Comunitária, ideia que surgiu a partir da palestra de Sustentabilidade e com adesão de participantes do grupo.

O CRAS Renê Vieira Leitão está localizado à Rua Paulo Braz de Menezes, nº 87 – Novo Horizonte, Pará de Minas. O telefone de contato é o (37)99961-3050.