A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, lançou no dia 30 de setembro de 2021 na Escola Municipal Dona Cotinha dois novos projetos de desenvolvimento social, Criando Laços e Costurando Oportunidades e Inclusão Digital e Cidadania. Ambos têm como objetivo estimular o fortalecimento comunitário de famílias que moram nos residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida.

O Criando Laços e Costurando Oportunidades é um empreendimento de Economia Solidária que consiste basicamente em transformar a realidade das mulheres beneficiárias do PMMCMV através da costura. A proposta é de promover o desenvolvimento econômico, inserindo-as e fortalecendo as no mercado de trabalho, ensinando a autogestão, cooperação, democracia, solidariedade, respeito à natureza, valorização e promoção da dignidade do trabalho feminino. Com isso, o projeto se compromete em capacitar, através do curso de corte, costura e modelagem, a comunidade carente da região, visando a possibilidade das mesmas se incluírem no mercado de trabalho como um meio da habilitação para o segmento da confecção com prestadoras de serviço e contribuir com sua emancipação econômica e social.

Já o Inclusão Digital e Cidadania trata-se de um projeto voltado para a inclusão digital e formação profissional de adolescentes, com o objetivo de proporcionar o acesso às ferramentas e tecnologias de informação visando a melhoria da aprendizagem e aplicação na resolução de problemas do cotidiano, principalmente nas habilidades de escrita e interpretações de textos. A iniciativa pretende ainda possibilitar aos alunos a interação da comunidade com a escola como espaço de conhecimento e integração social educativa.

Segundo o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina Neto, as ações dos projetos significam novas oportunidades para adolescentes, jovens e adultos. “Os espaços incentivam a prática, oportunizando jovens adolescentes e adultos, onde serão atendidos a comunidade escolar e moradores do Programa Minha Casa, Minha Vida”, afirma.

Para realização dos projetos houve a parceria com o Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento Regional e Caixa Econômica Federal, através do Recurso FAR – Fundo de Arrendamento Residencial – Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV/ FAR FAIXA I) – Pará de Minas/MG – Integração Responsabilidade Social.