Antes de falarmos sobre a Feira é importante conhecermos um pouco de onde surgiu a ideia. Tudo começou com o grupo de “Empreendedores do CRAS” que surgiu de uma iniciativa do CRAS Renê Vieira Leitão, no ano de 2018, a fim de buscar junto das famílias alternativas para superação das situações de vulnerabilidade. Através destes grupos, foram viabilizados diversos encontros, palestras, rodas de conversa, voltados para capacitação destes empreendedores. Os temas abordados eram direcionados por palestrantes voluntários da cidade de Pará de Minas com desenvolvimento de várias temáticas, como planejamento, marketing digital, negociação e vendas, financeiro (controle e manutenção e gestão do dinheiro, discussões voltadas para capital investido, concorrência, gestão de pagamentos, preço de venda, compras, prazos e investidores) além das outras abordagens que os próprios técnicos do CRAS realizavam, tivemos também vários apoiadores como SEBRAE, UNOPAR, e profissionais liberais que trabalharam se revezando no equipamento para o fortalecimento destes participantes.

A partir do envolvimento dos empreendedores, criou-se o grupo do whatsapp no mês de junho do ano de 2019 para o fortalecimento do vínculo entre estes atores, sendo o pontapé para culminar na I FEIRA ONLINE DE PARÁ DE MINAS quando se depararam com a pandemia. A proposta de levá-los para as Redes Sociais (Instagram) surgiu do CRAS, no mês de agosto de 2020, visando a ampliação do campo de comércio destes empreendedores que até então se viam muito limitados dentro do território. A partir de várias reuniões, o CRAS solicitou que eles se organizassem em regime de votação para nomear um Coordenador da Feira, a partir de então, veio a criação do termo de responsabilidade dos feirantes onde determina todos os direitos e obrigações na participação desta feira, a aos poucos ela foi tomando forma e personalidade.

Hoje a feira foi difundida em toda cidade, sendo possível encontrar estes trabalhos em @feiraonlineparademinas, com participantes de diversos bairros não apenas do nosso território, justamente para haver a inclusão dos pequenos empreendedores locais no comércio estrutural da cidade, criando oportunidades de socialização comunitária e acesso a outras realidades.

Do dia 07/12 ao dia 23/12 o CRAS Renê e Central receberam a primeira exposição natalina dos feirantes da FEIRA ONLINE o que traz muita satisfação para nosso trabalho ver que os frutos plantados estão sendo colhidos.

Endereços e contatos dos locais de exposição:

  • CRAS Renê Vieira Leitão: Rua Paulo Braz de Menezes, nº 87 – Novo Horizonte, Pará de Minas/MG | CEP: 35660-247 | (37) 3231-7846 | (37)99961-3050 WhatsApp;
  • CRAS Central (José Ferreira de Abreu): Rua Major Fidélis, nº 136 – Centro, Pará de Minas/MG | CEP: 35660-109 | (37)3231-2219 | (37)99921-4760 WhatsApp.