As Conferências de Saúde, garantidas pela Lei Federal 8.142/90, têm como objetivos avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política desse setor. É reconhecida sua relevância para o fortalecimento do processo democrático de participação social e para a formulação de uma política de saúde que atenda, de fato, aos anseios da população.

Em 2022 será realizada a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, convocada pelo Conselho Nacional de Saúde com o tema “Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”; um espaço importante na reafirmação dos princípios da reforma psiquiátrica e construir, efetivamente, a política social de saúde mental no cotidiano do cuidado.

A Prefeitura de Pará de Minas, por meio de Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram no dia 15 de março de 2022, no Auditório da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM a II Conferência Municipal de Saúde Mental, com o objetivo de discutir e avaliar a política de saúde mental buscando o respeito, a cidadania e o cuidado em liberdade para as pessoas em sofrimento mental, e em uso abusivo de álcool e outras drogas.

Enfim foi um evento de muito sucesso!! A participação expressiva de profissionais da saúde, da assistência social, estudantes, sociedade civil, poder público, familiares e usuários da rede de saúde mental abrilhantaram o evento discutindo os principais problemas da saúde mental. Por isso é necessário dar continuidade a este processo, mantendo as discussões com todos os segmentos, e fortalecendo a participação popular, pois só é possível encontrar caminhos que nos levem a viver com uma qualidade de vida melhor coletivamente. É necessário juntar esforços, de todos os cidadãos, pois há muito trabalho pela frente!!!