A Caixa Econômica Federal, lançou o programa intitulado “Caixa Refloresta” em comemoração ao seu aniversário de 160 anos.

O programa que visa o plantio de mudas, em todo o território nacional, tem como objetivo contribuir para a restauração de diversas espécies dos biomas brasileiros. Para fazer parte foram selecionados 160 municípios, dentre eles Pará de Minas, tendo em vista os bons resultados dos projetos sociais já desenvolvidos junto a CEF.

Vale lembrar que o Município possui três empreendimentos circunvizinhos do Programa Minha Casa, Minha Vida:

  • Residencial Seringueiras – Loteamento – UH 492 casas – 1281 pessoas;
  • Residencial Parque do Cedro – Loteamento – UH 484 casas – 1143 pessoas;
  • Residencial Cecília Meireles – Condomínio – UH 400 apartamentos – 1000 pessoas.

Neste sentido, representantes da CEF solicitaram a indicação de empreendimentos que estariam aptos para fazer parte do programa que além do plantio, prevê a pesquisa aplicada e benefícios sociais e econômicos da promoção do desenvolvimento da produção florestal, aliada à conservação, recomposição e valorização da biodiversidade florestal brasileira.

O Residencial Seringueiras foi contemplado, pois no empreendimento existem projetos adjacentes, tais como: a Horta Comunitária e a Unidade Produtiva de Alimentos (COOPROALI) que se encontram em atividade. Nestes ambientes as mudas poderão servir futuramente para a introdução na alimentação dos benefíciários e matéria-prima para a produção da cooperativa.

A escolha da Horta Comunitária do Residenciais justifica-se também diante dos trabalhos sociais já desenvolvidos com a comunidade escolar da localidade através de projetos que visam a preservação e a valorização do meio ambiente e pelos impactos produtivos positivos que o cultivo de frutas, hortaliças e espécies florestais causam no mesmo local.

Para a região Centro-Oeste foi indicado o plantio de espécies da Mata Atlântica, assim, no último dia 29 de janeiro foram plantadas em Pará de Minas, no espaço da Unidade Produtiva de Alimentos Vicente José Rios, localizada no Residencial Seringueiras, bairro Walter Martins, as seguintes espécies de árvores frutíferas: graviola (Annona muricata), jambo rosa (Syzygium jambos) e jambolão (Syzygium cumini), atendendo a programação.

Diante dos últimos relatos dos beneficiários, as espécies escolhidas se adaptaram bem ao solo do espaço escolhido, embora as atividades da comunidade escolar do Residencial esteja funcionando na modalidade virtual, tão logo se restabeleçam o funcionamento presencial, serão propiciadas ações no local, com a participação dos alunos dos estabelecimentos de ensino da região.

As plantas se adaptaram bem ao solo e estão se desenvolvendo bem.