O CRAS Renê Vieira Leitão (Novo Horizonte), solicitou a parceria com o CRAS José Augusto de Oliveira Duarte (Walter Martins) para que juntos pudessem pensar em uma forma de garantir para algumas famílias (em maior fragilidade) do território, um kit de hortaliças proveniente da Horta Comunitária do bairro Walter Martins. Esta horta já realiza plantios, há um tempo, com um trabalho motivador para as famílias que a cultivam, geralmente o trabalho é destinado para o consumo próprio e 10% para a comunidade.

O motivo desta parceria é garantir o direito fundamental do ser humano a alimentação, este indispensável dentro dos direitos consagrados na Constituição Federal Brasileira, devendo o poder público adotar as políticas e as ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

Sendo assim, a horta comunitária, nos contemplou com maravilhosas hortaliças que estimulam o consumo de alimentos naturais e saudáveis pela população e agregam na mudança cultural da busca única e exclusiva apenas de alimentos industrializados (cesta básica).

Conforme nos orienta Eliane Maria Garcia Carvalho, Nutricionista responsável técnica na Secretaria Municipal de Assistência: estudos mostram que o consumo diário de folhosos verdes e legumes está relacionado a prevenção de anemia, osteoporose, cardiopatia, câncer, dentre outras doenças. Apresenta na oportunidade, algumas orientações importantes para um melhor aproveitamento dos seus nutrientes como o consumo dos folhosos verdes devem estar associado a fontes de vitamina C (Ex: laranja, acerola,…) a fim de potencializar a absorção de ferro na prevenção da anemia. Ressalta ainda que o ideal é consumir cru para um maior aproveitamento nutricional.

Abaixo a Eliane aborda algumas das propriedades nutricionais que contém nos alimentos que foram doados para a população.

Abobrinha: Rica em Potássio, garante a elasticidade das artérias, contribuindo para que a pressão arterial fique em equilíbrio. Auxilia na digestão, previne a constipação e mantém os níveis baixo do açúcar no sangue. É rica em magnésio, mineral essencial para a saúde do coração.

Acelga: Rica em nutrientes como: cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Auxilia no emagrecimento pois possui baixo valor calórico. Por ser um alimento que possui alto teor de fibra alimentar , a acelga auxilia no bom funcionamento intestinal. Por ser rica em magnésio ajuda no controle do estresse, combate a insônia e nas alterações de humor.

Alface: Ao mesmo que tempo que a alface é uma hortaliça pouco calórica, ela é rica em nutrientes. Ajuda manter os olhos saudáveis devido ao seu elevado teor de vitamina A. Rica em vitamina C contribui para a aparência da pele, uma vez que participa da síntese de colágeno. Ajuda a combater os problemas

Chuchu: O chuchu possui grandes quantidades de fibras dietéticas, substâncias que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Fonte de minerais, como o cálcio, o consumo de chuchu também está relacionado à prevenção e combate a osteoporose. Possui poucas calorias o que favorece ao emagrecimento.

Couve: Possui Ferro um mineral que serve para várias funções importantes sendo a principal o transporte de oxigênio por todo o corpo . A deficiência de ferro pode causar anemia e levar a sintomas de fadiga. Além do ferro a couve é uma boa fonte de cálcio e fósforo e das vitaminas A, B e C, ajuda a fortalecer os ossos, melhora a circulação sanguínea, aumenta a energia e desintoxica o organismo.