No último dia 9 de março de 2021, os gestores das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Obras reuniram-se com a mobilizadora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e Coordenadora de Cursos do Sindicato Rural de Pará de Minas, Sra. Alessandra, com o objetivo de firmar parceria com o Município para a oferta de cursos de qualificação de Operador de Empilhadeira, Operador de Pá carregadeira e Operação e Manutenção de máquina agrícola com um implemento.

O SENAR, criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite. Integrante do chamado Sistema S, tem como função cumprir a missão estabelecida pelo seu Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo federal e das classes trabalhadora e patronal rural. Seu foco está em realizar ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial.

Durante a reunião os coordenadores das três unidades de Centros de Referência de Assistência Social apresentaram suas demandas e a representante do SENAR explanou sobre as contrapartidas do Município.

Os públicos – alvo dos cursos serão usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e também servidores da Prefeitura.