Em reunião ordinária realizada no Auditório da Escola de Música “Geraldinho do Cavaquinho” no dia 23 de novembro, importantes pautas foram apreciadas e aprovadas pelos conselheiros de saúde.

Inicialmente foi apresentado o Plano de Ações Integradas do Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Paz cujo incentivo financeiro será gasto em ações municipais visando a redução da morbimortalidade e a vigilância das violências por meio do planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações, bem como o Plano de Vigilância em Causas Externas(violências e acidentes de trânsito).

Já o Plano de Ação de Vigilância em Saúde do (a) Trabalhador(a) tem por objetivo fortalecer a implementação ações de promoção e proteção da saúde dos (as) trabalhadoras(as) e prevenção da morbimortalidade.

Todos os Planos terão repasses financeiros da SES/MG para a execução. Também nesta reunião foram apresentadas as ações e serviços de saúde executados pelos Instituo Hotfe. O Plano de Trabalho para o recebimento de emendas parlamentares deverá ser apresentado na próxima reunião do Conselho de Saúde.

Outro assunto de grande destaque foi a apresentação da proposta de credenciamento e habilitação do Centro de Excelência em Oftalmologia – CEO de Pará de Minas como Unidade de Atenção Especializada em Oftalmologia em procedimentos de média e alta complexidade para atendimento à microrregião de saúde de Pará de Minas. O objetivo é diminuir as barreiras geográficas, ofertar uma assistência de qualidade e garantir ao usuário seu atendimento integral, diferenciado e resolutivo para os pacientes. A proposta será apreciada na reunião da CIB – Comissão Intergestora Bipartite, ainda no mês de novembro.