Num momento histórico para o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e para a Gestão do SUS Municipal, foi realizada na manhã do dia 13 de julho de 2021 uma reunião extraordinária para apreciação final, votação e APROVAÇÃO da Planilha de Valoração dos Procedimentos Cirúrgicos do Município de Pará de Minas.

Os procedimentos cirúrgicos foram paralisados em 2020, e continuaram suspensos em grande parte de 2021, devido a Covid-19, e esta paralisação acabou gerando uma grande demanda reprimida(aproximadamente 1400 cirurgias na fila de espera).

Através de várias negociações, com o objetivo de retomar a realização das cirurgias observou-se a defasagem aos custos dos serviços, especialmente médicos, e uma falta de normatização das instituições ou ausências de tabela precificadas, o que, na maioria das vezes, atrapalha a negociação.

Diante disso, e baseado na Tabela do SIGTAP – Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM (órteses, próteses e materiais especiais) do SUS e na CBHPM – Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Hospital Nossa Senhora da Conceição propuseram a Tabela de Valoração de Procedimentos Cirúrgicos.

A Tabela de Valoração dos Procedimentos Cirúrgicos no município de Pará de Minas tornará o processo mais transparente e atrativo, especialmente aos profissionais, que terá conhecimento da valoração a ser remunerada.

Este novo processo fortalecerá as partes envolvidas (município e prestador) visto que ficará transparente as estratégias a serem construídas para garantir adesão e cobertura da demanda de procedimentos cirúrgicos eletivos do município.