Arrecadação de alimentos para a ação começa nesta quarta-feira

O programa Vida no Prato, idealizado para a arrecadação e distribuição de cestas básicas para famílias carentes em Pará de Minas, foi lançado oficialmente hoje (4) pela manhã, com o slogan “Sua doação alimenta a nossa esperança”. A cerimônia de lançamento, realizada na Casa da Cultura, contou com a presença do Prefeito Elias Diniz, do Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, da Secretária Municipal de Educação, Marluce Pinto Coelho, do Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, da Secretária de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, além de representantes da Ascipam e da CDL.

A distribuição de cestas básicas já começou. A arrecadação de alimentos, nas UBSs e pontos de vacinação pelo sistema drive-thru (AME, Automóvel Clube e Shopping Fabrika Mall), será iniciada nesta quarta (5).

Para o Prefeito Elias Diniz, a ação representa um marco, pois é feita por todos. “O programa envolve Assistência Social, Saúde, Educação, Comunicação e sociedade civil organizada, o que vai nos levar ao êxito, atingindo principalmente aqueles que têm fome, o quanto antes”. Segundo ele, a Prefeitura, com recursos próprios, já disponibilizou R$ 1,2 milhão para a compra de cestas básicas. Além disso, mais R$ 720 mil, destinados à Educação, serão utilizados na compra de kits, direcionados a famílias de alunos.

O Prefeito diz ainda que conta com a colaboração de toda a população, e que todos aqueles que forem se vacinar terão um ponto de coleta à disposição para poderem doar. “Lembrando que a doação após a vacinação é espontânea, ou seja, quem for se vacinar não tem a obrigação de doar”, observa.

A equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está atualizando os dados dos beneficiários do programa, para evitar problemas no momento da entrega das cestas, como ressaltou o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina. “Toda pessoa que necessitar de ajuda deve entrar em contato com o CRAS, que realizará o cadastro e, quando for possível, a entrega da cesta básica”.

A Secretária Municipal de Educação, Marluce Pinto Coelho, informa que, a partir do dia 10 de maio, começarão a ser distribuídos os kits aos alunos. “Mais de 7.500 alunos serão contemplados com os kits. Eles diferenciam-se das cestas, porque neles entram produtos da agricultura familiar”. Ela explica que o número de kits a ser recebido pela família depende do número de alunos matriculados. “Se uma família tem um filho matriculado, recebe um kit. Se tem cinco, recebe cinco. Tenho certeza que esses kits ajudarão bastante as famílias desses alunos, que estão sem aula há praticamente um ano e três meses e, portanto, sem alimentação na escola”.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, devido à urgência da situação, a Saúde não poderia ficar de fora do programa. “É um momento oportuno e necessário para a população de Pará de Minas. Temos uma estrutura ampla em funcionamento, para a vacinação contra a Covid-19 e Influenza (gripe). São 26 UBSs, além dos drive-thrus”.

Uma música foi criada para a campanha. Composta por Gê, ela foi gravada com a participação de integrantes do Coral Dom Maior e dos músicos Debora, Jaqueline, Fábio Meller, Bel Black e Hélio Márcio Ferreira, além do próprio Gê. Todos os artistas são de Pará de Minas e nenhum deles recebeu cachê pela colaboração. Clique aqui para assistir ao clipe.

Fonte: matéria publicada no site da Prefeitura Municipal de Pará de Minas (https://parademinas.mg.gov.br/programa-vida-no-prato-e-lancado-oficialmente/)