No dia 13 de janeiro do corrente ano, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, iniciou o Projeto Viver Bem. Trata-se de um projeto de educação nutricional e melhoria da qualidade de vida, desenvolvido para servidores com o objetivo estimular a alimentação saudável e alertar sobre os riscos do consumo excessivo de alguns alimentos processados e a falta de alguns nutrientes essenciais à saúde.

As etapas do Projeto consistem em:

  • Etapa 1 – Pré-avaliação: O servidor recebe um questionário para que a nutricionista conheça um pouco mais sobre as características de cada participante do programa. São incluídas perguntas sobre gostos e preferências alimentares, nível de atividade física, horários e local das refeições, dentre outras.
  • Etapa 2 – Avaliações antropométricas: É o momento para a entrega do questionário anteriormente disponibilizado. Cada servidor passará por uma avaliação com cerca de 30 a 50 minutos de duração e combinará com a nutricionista as metas e objetivos individuais.
  • Etapa 3 – Entrega de orientações nutricionais: Cada servidor recebe uma orientação nutricional individualizada via e-mail, específico ao seu objetivo, visando o controle de distúrbios preexistentes (obesidade, diabetes, colesterol sanguíneo elevado etc.). O participante receberá ainda, via e-mail, materiais sobre saúde, tais como: apostilas, receitas saudáveis, textos sobre nutrição, dentre outros temas pertinentes ao seu objetivo destacado durante a consulta nutricional.

Vale lembrar que durante o atendimento nutricional foram adotadas as medidas estabelecidas pelas autoridades de saúde de prevenção ao contágio e contenção da propagação de infecção viral relativa a COVID-19, observando todas as normas emitidas pelos órgãos sanitários, tais como o uso de máscara, álcool gel e distanciamento durante a consulta.