Entre os dias 5 e 7 de outubro de 2020 aconteceu na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social mais um recrutamento da Rede Cidadã com vistas a inserção de jovens no Programa Jovem Aprendiz.

O Programa de socioaprendizagem desenvolvido pela Rede Cidadã tem como objetivo preparar os participantes no processo de transição do mundo escolar para o mundo do trabalho, aliando conhecimento à prática, mapeando competências comportamentais e identificando o perfil de cada candidato, finalmente direcionando-os a uma vaga adequada.

A convocação foi realizada pelos Equipamentos Públicos (CRAS e CREAS). As equipes das unidades realizaram o encaminhamento de jovens provenientes de famílias referenciadas em seus respectivos territórios de abrangência. Com isso, os técnicos mais uma vez tiveram a oportunidade de se aproximarem dos usuários e estreitarem os vínculos. A participação das equipes é um diferencial, pois o trabalho de preparação já desenvolvido, continuará em solidariedade a parceira Rede Cidadã, tudo isso com o objetivo de contribuir para a qualificação dos jovens e a permanência dos mesmos no mercado de trabalho.

Foram chamados a participar do processo 157 jovens, provenientes de diversos bairros de Pará de Minas, incluindo a zona rural. Destes, compareceram 35, dentre eles a Coordenadora do Processo, estimou que 20 possuem perfil para encaminhamento e cinco deles se destacaram entre os presentes, apresentando postura, conhecimentos básicos, boa caligrafia, entre outros requisitos essenciais para se candidatarem a uma vaga de trabalho.

Vale destacar ainda que a equipe técnica da SMADS pretende acompanhar de perto, aqueles que não obtiveram bom desempenho e trabalhar para que as dificuldades apresentadas sejam eliminadas. Na oportunidade, foi realizada a divulgação dos cursos oferecidos pela UAITEC. A plataforma oferece capacitação através da inclusão digital e social por meio da oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional.

Somando esforços em prol da população jovem de Pará de Minas, Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDE e Rede Cidadã finalizaram mais esta iniciativa com o sentimento de que mesmo nesses tempos de incertezas que estamos atravessando, nossa maior certeza é: um futuro melhor passa, certamente, pela qualificação e o acesso à aprendizagem ofertados aos jovens.