No dia 25 de maio de 2021 a equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas realizou uma visita à  Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaúna. O intuito da visita foi a troca de experiências sobre a Prestação de Serviços à Comunidade (PSC Adulto) e também sobre as Medidas Socioeducativas.

A Prestação de Serviços à Comunidade é um benefício concedido pelo sistema de Justiça que apresenta-se como uma alternativa a pena (prisão/pecuniária). É imposto ao sentenciado que cumpra serviços gratuitos à comunidade, em hospitais, escolas, entidades de assistência, sendo o período determinado pelo juiz.  O objetivo da aplicação desta pena é permitir ao condenado a convivência na sociedade e também o contato com sua família. Além disso, ao ser executada, proporciona a sensação de ser útil e reconhecido pelas demais pessoas do seu convívio, trazendo com isso uma reflexão pela prática de suas condutas delituosas. Este processo de reflexão e reconhecimento é parte integrante do caminho da ressocialização do apenado.

Já o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Deve contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. Para a oferta do serviço faz-se necessário a observância da responsabilização face ao ato infracional praticado, cujos direitos e obrigações devem ser assegurados de acordo com as legislações e normativas específicas para o cumprimento da medida, criando condições para a construção/reconstrução de projetos de vida.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas estiveram presentes o Secretário da Pasta, Flávio Medina, a responsável pelo PSC Adulto, Marcela Faria, a Assistente Social do CREAS, Roseli Matos, a Gerente no Órgão Gestor, Adriana Naime e a Gerente do CREAS, Maria Angélica Varela.

A equipe de Pará de Minas foi recebida pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Dr. Élvio Marques da Silva, a Gerente do CREAS, Cláudia Muzzi e o Coordenador do Centro Público da Juventude (CJ), Jéferson Emiliano.

A percepção que se teve é que a cidade de Itaúna, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Patronato, tem prestado um trabalho diferenciado na condução de ambos os serviços: Prestação de Serviços à Comunidade (PSC Adulto) eServiço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) .