Conselho Municipal de Saúde

Órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo, composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. (Lei Federal Nº 8.142 de 28/12/1990 – Art. 1 §2)


Plano de Contingência Para Vacinação Covid – 19

Evolução Histórica do Conselho

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, garantiu a saúde de todos como dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas. As Leis Orgânicas da Saúde são a Lei Federal nº 8.080 de 19/09/90 dispõe sobre a organização dos serviços e ações de saúde em todo território nacional e a Lei Federal nº 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), criando, assim, o Sistema Único de Saúde /SUS, a maior política pública de inclusão social do Brasil.

A criação do SUS delegou aos municípios uma série de atribuições, anteriormente a cargo da União e dos Estados, que perpassa pela autonomia na elaboração da política municipal, sendo o Conselho Municipal de Saúde o espaço de prática da participação social no processo decisório das políticas públicas de saúde e do exercício do controle social. O controle social, portanto, é caracterizado como uma expressão mais viva da participação da sociedade na gestão da saúde atuando na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação das Políticas de Saúde.

Conselho Municipal de Saúde de Pará de Minas

Criado pela Lei Municipal Nº 2872, em 19 de novembro de 1992, cumpre a legislação vigente, e atualmente é composto por 16 (dezesseis) membros, com seus respectivos suplentes. Composto paritariamente por 8 (oito) representantes dos Usuários, 4 (quatro) representantes dos Trabalhadores da Saúde, 03 (três) representantes do Governo e 01(um) representando os Prestadores de Serviços do SUS. Suas reuniões ocorrem mensalmente, toda última quarta-feira mensal, às 18 horas, na Casa dos Conselhos, Rua Dr. Cândido, 26, centro.

Possui 5 (cinco) Comissões Permanentes, sendo: Comissão de Orçamento e Finanças, Comissão de Saúde, Comissão de Acompanhamento e Fiscalização, Comissão de Comunicação, Informação e Educação em Saúde e Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Mesa Diretora (exercício 2019/2020):

  • Presidente:Maurício Rodrigues Nogueira ;
  • Vice-presidente: Fausto José da Conceição Abreu;
  • 1ª Secretária: Carla Cortez dos Santos;
  • 2º Secretário: Rogério Magno da Siqueira.

Ser conselheiro (a) é participar das políticas de saúde e acompanhar de perto sua construção, implantação e efetivação, exercendo sua função deliberativa, fiscalizadora e avaliadora.

Contato

Rua Doutor Cândido, nº 26 – Centro, Pará de Minas/MG | CEP: 35660-021 | (37) 3236-3297.

E-mail: saude@parademinas.mg.gov.br

Documentos

Lei InstituidoraClique para visualizar MembrosClique para visualizar Regimento InternoClique para visualizar AtasClique para visualizar

Relatórios Ouvidoria do SUS

Últimas Notícias

Reunião Conselho Municipal de Saúde

Na reunião realizada em 30 de março de 2022, no Auditório da Escola de Música “Geraldinho do Cavaquinho”, o Conselho Municipal de Saúde aprovou a Reforma e Ampliação do Posto…

Ler mais

II Conferência Municipal de Saúde Mental

As Conferências de Saúde, garantidas pela Lei Federal 8.142/90, têm como objetivos avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política desse setor. É reconhecida…

Ler mais