Conselho Tutelar

Tem como principal função garantir o cumprimento de todos os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente.


O Conselho Tutelar é um órgão público municipal que tem como principal função zelar pelo cumprimento de todos os direitos estabelecidos as crianças e aos adolescentes previstos na Constituição Brasileira (1988) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA,1990). Portanto, busca consolidar os conceitos fundamentais das leis: Prioridade Absoluta e Proteção Integral para o período de desenvolvimento peculiar (0 a 18 anos).

Tem características administrativas de decisões colegiadas para aplicação de Medidas Protetivas no atendimento que envolve a escuta, aconselhamento e encaminhamentos. É constituído por cinco conselheiros que devem ser eleitos para a representação da população na Rede de Proteção e no Sistema de Garantia de Direitos do Município Art. 136 (ECA).

Neste sentido, atuam em supostas situações de riscos e violações dos direitos de crianças e adolescentes:

  • Atendimento e acolhimento de denúncias (na sede, telefone e e-mail);
  • É realizado visitas domiciliares e institucionais, atendimentos aos envolvidos e averiguação da situação. Em caso de identificação de risco e violação, haverá o encaminhamento aos órgãos competentes;
  • Requisições de serviço público: EDUCAÇÃO (solicitação de vaga em CMEI’s, Escolas Municipais e Estaduais).

Canais de Denúncia

Importante: é necessário descrição da suposta situação de risco e violação, endereço completo da suposta vítima e nomes dos envolvidos. É assegurado o anonimato do denunciante.

  • (37) 3231-7835;
  • Disque 100 – Ministério dos Direitos Humanos;
  • conselhotutelar@parademinas.mg.gov.br.

Endereço

Rua do Acre, nº 84 – São José, Pará de Minas/MG | CEP: 35660-106| (37) 3233-5935 | Plantão (37) 9 9803-3913.

Últimas Notícias

Eleição para novos Conselheiros Tutelares

Aconteceu no dia 01 de outubro as eleições para novos conselheiros tutelares com vigência de mandato de 2024/2028.As eleições aconteceram na Casa dos Conselhos, situada na Rua Doutor Cândido, 26,…

Ler mais

Capacitação Conselheiros Tutelares

No dia 11 de dezembro de 2019, foi realizada uma capacitação para os Conselheiros Tutelares eleitos na microrregião de Pará de Minas (São José da Varginha, Pequi, São Gonçalo de…

Ler mais

Posse de Conselheiros Tutelares

No dia 10 de janeiro de 2020, aconteceu na Casa dos Conselhos, a Posse do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente para o exercício da Função Pública…

Ler mais