CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é responsável pela orientação e prestação de serviços especializados aos indivíduos e famílias que sofrem ou já sofreram violações de direitos.


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS é destinado à organização e a oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS. O órgão é responsável pela orientação e prestação de serviços especializados e continuados aos indivíduos e famílias que sofrem ou já sofreram violações de direitos.

Serviços ofertados

Oferece serviços continuados a cidadãos e famílias em situação de risco pessoal e social por ocorrência de:

  • Negligência e abandono;
  • Ameaça e maus tratos;
  • Violência física, psicológica e sexual;
  • Trabalho infantil;
  • Discriminações sociais e infringência aos direitos humanos e
    sociais.

Equipe do Creas

  • Coordenação;
  • Assistentes Sociais;
  • Psicólogos;
  • Advogados;
  • Apoio Administrativo.

Endereço

Rua Tamoios, nº 190 – Providência, Pará de Minas/MG | CEP: 35661-157 | (37) 3231-5721 | (37)99811-8653 WhatsApp.

Últimas Notícias

CREAS se reúne com Psicólogos da Rede Municipal de Saúde para falar sobre violência contra a mulher

A convite da Naliene Gonçalves, psicóloga do Centro de Convivência em Saúde Mental, presidente do Comitê de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e segunda secretária do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Pará de Minas, as funcionárias do CREAS, a psicóloga Nayara Muniz e a Assistente social Mara Rodrigues, estiveram em reunião com os psicólogos da Rede de Saúde de Pará de Minas. Na oportunidade foram apresentados os serviços ofertados no CREAS e também o fluxograma de atendimento.…

Ler mais

CREAS participa do 1º Encontro de Mulheres em Ascensão

No dia 29 de setembro de 2021 aconteceu o 1º Encontro de Mulheres em Ascensão. O grupo foi criado pela equipe de saúde da UBS que atende a comunidade. Durante o encontro, a advogada do CREAS, Denise de Souza, apresentou a Lei Maria da Penha e explicou sobre as medidas protetivas para as mulheres vítima de violência doméstica. A psicóloga do CREAS, Nayara Muniz, esclareceu sobre os tipos de violência, abordando o tema “Relacionamento Abusivo”. O evento contou com a…

Ler mais

Restaurante da Criança do Recanto da Lagoa e CREAS realizam Pré-Conferência de Assistência Social

Aconteceu no Restaurante da Criança do Bairro Recanto da Lagoa (Abev) a Pré-Conferência de Assistência Social. O encontro aconteceu dia 15 de julho de 2021 e contou com a contribuição do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). As propostas de melhorias da Política de Assistência Social serão consolidadas e apresentadas na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Ler mais

Troca de Experiências entre Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas e Desenvolvimento Social de Itaúna

No dia 25 de maio de 2021 a equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas realizou uma visita à  Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaúna. O intuito da visita foi a troca de experiências sobre a Prestação de Serviços à Comunidade (PSC Adulto) e também sobre as Medidas Socioeducativas. A Prestação de Serviços à Comunidade é um benefício concedido pelo sistema de Justiça que apresenta-se como uma alternativa a pena (prisão/pecuniária). É imposto ao sentenciado que…

Ler mais

Reunião do Comitê de Gestão do Atendimento Humanizado à Mulher Vítima de Violência

No dia 03 de dezembro de 2020 aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) a reunião do  Comitê de Gestão do Atendimento Humanizado à Mulher Vítima de Violência, sob a supervisão da Consultora em Violência Doméstica, Tatiana Meireles. Na ocasião foram discutidas as atribuições dos atores da rede, apresentada a proposta do decreto e foram realizadas, com a contribuição dos participantes, algumas alterações. Ficou acordado ainda que no início do próximo ano, o Comitê fará reuniões com…

Ler mais

Atendimento à mulher vítima de violência: municípios atendidos pela Delegacia Especializada de Pará de Minas discutem sobre o tema

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, através do Projeto “Pra Mulher” Enfrentamento da Violência Contra a Mulher no Município de Pará de Minas e Região, promoveu na sede da SMADS, no último dia 2 de dezembro de 2020 uma reunião com a presença de representantes de cidades que farão parte da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O Projeto “Pra Mulher” Tem como objetivo capacitar a rede de atendimento à mulher vítima de violência, realizar ações de…

Ler mais

Blitz Educativa: Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher

No dia 25 de novembro de 2020, equipes que compõem os diversos Equipamentos Públicos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Polícia Militar realizaram blitz educativa com intuito de conscientizar as pessoas sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. O tema Violência contra a Mulher, atualmente, é preocupante, quando o Brasil ocupa lugar de destaque entre os países que apresentaram grande índice de crimes praticados contra as mulheres. Conforme dados estatísticos, uma em cada três mulheres sofreu algum tipo de…

Ler mais

Oficina: A União

A equipe do Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social realizou em dezembro oficina para os adolescentes com o tema: “A união”. Foi realizada produção artística coletiva, em que os pequenos grupos se revezavam entre os trabalhos. A oficina permitiu a discussão acerca do trabalho feito em conjunto e da força gerada através da união. Os adolescentes discutiram também como é possível um grupo ajudar ou atrapalhar o outro grupo de acordo…

Ler mais

Capacitação sobre Erradicação do Trabalho Infantil

A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) promoveu nos dias 24 e 25 de outubro de 2019, na sede da FAPAM, uma capacitação intersetorial voltada para os técnicos da SMADS, ampliada para a participação de integrantes da rede socioassistencial do Município, membros de entidades, conselhos e servidores da rede estadual de educação e das demais secretarias municipais. A capacitação proporcionou o compartilhamento de reflexões com profissionais da cidade de Pará de Minas, visando o aprimoramento de…

Ler mais