Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV

Tem como objetivo a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania e desenvolvimento dos vínculos familiares.


PROGRAMA MUNICIPAL DE ANTENDIMENTO FAMILIAR – PROMAF

Para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos

Tem como objetivo a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Os serviços oferecidos são: oficinas (culinária, informática básica, teatro, horta, música) rodas de conversa com temas e do SCFV, atividades esportivas (peteca, futebol de campo, futebol society, natação, vôlei, dança, esporte recreativo), passeios, viagens previamente estabelecidas e intervenções coletivas com as famílias.

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

Crianças e Adolescentes de 06 à 15 anos que atendam aos critérios de vulnerabilidade social identificada pelo técnico do CRAS. Para acesso, se faz necessária a matrícula junto ao CRAS, com a apresentação dos seguintes documentos: Identidade e CPF do responsável pelo matriculado, comprovante de endereço, declaração escolar, foto 3×4, certidão de nascimento ou identidade do matriculado. Para atendimento as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único.

Principais Etapas do Serviço:

  • Inscrição no Cadastro Único;
  • Acolhida no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, orientações e encaminhamentos;
  • Avaliação da equipe técnica de referência do CRAS;
  • Matrícula no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV;
  • Apresentação de toda a documentação;
  • Participação nos grupos de convívio e fortalecimento de vínculos;
  • Verificação da disponibilidade de vagas.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DOS IDOSOS – CCI

Serviços oferecidos:

Oficinas, rodas de conversa, atividades esportivas (dança, recreação, ginástica localizada, xadrez, alongamentos, caminhada), passeios e viagens previamente estabelecidas.

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço:

Idosos acima de 60 anos ou que apresente alguma demanda anterior a esta idade que atendam aos critérios de vulnerabilidade social identificada pelo técnico do CRAS. Para acesso, se faz necessária a matrícula junto ao Centro de Convivência dos Idosos, com a apresentação dos seguintes documentos: Identidade e CPF, comprovante de endereço, foto 3×4, identidade do matriculado, ou caso seja, documentos de curatela ou demais que indique quem se responsabiliza pelo idoso.




Últimas Notícias